domingo, 22 de setembro de 2013

Traje de rinoceronte




Esse é um traje de rinoceronte.










Os rinocerontes são grandes mamíferos perissodátilos (com número ímpar de dedos em cada pata) caracterizados por apresentarem uma pele espessa e pregueada e um ou dois chifres sobre o nariz; é esta característica que está na origem do nome.
Estes animais habitam as savanas e florestas tropicais da África e Ásia, pertencendo, na terminologia do safári ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos cinco animais mais difíceis de caçar: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. A caça desses animais está, contudo, oficialmente proibida na maior parte dos países onde ainda existem.
Índice  [esconder] 
1 Processo de extinção
2 Número dos chifres
3 Parece mas não é
4 Taxonomia
5 Referências
Processo de extinção[editar]

Os rinocerontes estão seriamente ameaçados de extinção1 apesar da maior parte se encontrar em parques e reservas onde é proibida a sua caça. Infelizmente, tal não impede que os caçadores furtivos continuem a dizimá-los pelo elevado valor dos seus chifres nos mercados asiáticos. Os cornos de rinoceronte africano são ilegalmente contrabandeados para a Ásia como "produto medicinal" devido ao seu alegado «poder curativo», acreditando-se que têm propriedades afrodisíacas e curativos de cancro, pelo que chegam a valer no mercado negro 65 mil dólares por quilo.2

Na África Austral foi constituída uma reserva transfronteiriça (Great Limpopo Transfrontier Park) juntando o Parque Nacional Kruger da África do Sul, o Parque Nacional Gonarezhou do Zimbabué e o Parque Nacional do Limpopo de Moçambique, devido a um acordo de conservação entre as três nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário